Estamos
vivenciando a era do conhecimento, onde todos têm a possibilidade de contribuir
de maneira efetiva para a melhoria de aspectos relacionados ao seu campo de
atuação, seja na construção de novos conceitos, seja na reformulação dos já
existentes. Uma
das ferramentas tecnológicas que tem se mostrado adequada para este fim é a
Internet, que oferece uma diversidade de dados e informações muito ampla, além
da possibilidade de compartilhamento de conteúdos, permitindo, de maneira quase
que ilimitada, a aplicação da criatividade no desenvolvimento de ambientes
virtuais de aprendizagem que atendam de forma eficiente as expectativas
educacionais.
Então, para este cenário atual, temos os Objetos de
Aprendizagem ou LO (learning object), que são ferramentas, digitais ou não, que
podem ser utilizadas, reutilizadas e referenciadas durante o processo de
aprendizado com suporte tecnológico, ou seja, um ambiente de aprendizagem
interativa. O uso de objetos de aprendizagem dar-se-á pela busca de informações
exteriores, o aluno não precisa, necessariamente, conhecer o todo conteúdo do
objeto para saber se este lhe será útil.
Os
objetos de aprendizagem permitem uma grande flexibilidade, através da
fragmentação de conteúdo, e que podem transformar para melhor a forma de ensino-aprendizagem
em sala de aula, pois a tecnologia já possui boas iniciativas
nessa área em diversas escolas e universidades do Brasil e do mundo com
resultados promissores, e pode ser utilizado de várias formas, mostrando-se
como uma alternativa dinâmica e muito interessante, permitindo a facilidade na atualização de
conteúdo e estreitando ainda mais a relação entre professor e alunos.
APLICAÇÃO PRÁTICA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Com a disponibilidade da tecnologia atual, o
desenvolvimento de objetos de aprendizagem permite a aplicação de interatividade
e recursos multimídia, tais como as ferramentas de criação Microsoft
PowerPoint, Open Office Impress, Macromedia Flash MX e Hot Potatoes. A principal vantagem é que este tipo de
material pode facilmente ser atualizado, corrigido e disponibilizado, além de
que o aprendizado torna-se mais eficiente com esse tipo de recurso, por causa
da variedade de conteúdos permitida (texto, vídeo, audio, animação, imagem
etc).
No
contexto de aplicação prática de objetos de aprendizagem, temos o seguinte
exemplo desenvolvido para atender uma determinada necessidade da disciplina de
Física, assim avaliada pelo professor e disponibilizado pelo NOA – Núcleo de
Construção de Objetos de Aprendizagem da Universidade Federal da Paraíba. O
NOA-UFPB tem como objetivo a apresentação e disponibilidade de inúmeros objetos de
aprendizagem (OA) divididos em vários tópicos: Cinemática, Dinâmica, Conservação
da Energia, Conservação do Momento Linear e Angular, Hidrostática,
Termodinâmica, Ondas, Eletromagnetismo e Física Moderna. Além dos OA na área da Física, o NOA
também produz OA em áreas diferentes, como são os casos dos OA Geometria e Morfossintaxe.
Há ainda outros repositórios existentes e que possibilitam além do acesso ao conteúdo, quanto a uso e publicação de novos objetos de aprendizagem, segue:
- BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS DE EDUCACIONAIS
- PORTAL DO PROFESSOR
- RIVED - Rede Internacional Virtual de Educação
- TV ESCOLA - O CANAL DA EDUCAÇÃO
- DOMÍNIO PÚBLICO - Biblioteca Digital desenvolvida em Software Livre
- NUTED UFRGS - Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação
- PROATIVA - Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem
Para saber um pouco mais sobre os objetos de aprendizagem, acesse o link abaixo. Lá você encontrará um objeto de aprendizagem que ensina sobre o próprio tema. Confira, é muito interessante:
Nenhum comentário:
Postar um comentário