Tradutor

quarta-feira, 11 de julho de 2012

OBJETOS DE APRENDIZAGEM



INTRODUÇÃO

Estamos vivenciando a era do conhecimento, onde todos têm a possibilidade de contribuir de maneira efetiva para a melhoria de aspectos relacionados ao seu campo de atuação, seja na construção de novos conceitos, seja na reformulação dos já existentes. Uma das ferramentas tecnológicas que tem se mostrado adequada para este fim é a Internet, que oferece uma diversidade de dados e informações muito ampla, além da possibilidade de compartilhamento de conteúdos, permitindo, de maneira quase que ilimitada, a aplicação da criatividade no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem que atendam de forma eficiente as expectativas educacionais.
Para auxiliar no desenvolvimento do campo educacional, principalmente no que tange as metodologias, temos a educação à distância onde permeia um inovador conceito em relação à educação tradicional, revolucionando as relações professor-aluno e ensino-aprendizagem. Diante disto, o professor deixa de ser o foco principal, ou seja, detentor de “todo” conhecimento, e permite ao aluno uma aprendizagem colaborativa e significativa, mesmo com suas limitações e características próprias, dentre elas o ritmo e a forma mais adequada e eficaz de tirocínio. Tendo em vista essas peculiaridades, a educação à distância tem como um de seus objetivos, não apenas considerar a necessidade do grupo de aprendizagem, o que ocorre, geralmente, em salas de aula convencionais, mas oportuniza o aprendizado individual e específico de cada aluno.
Então, para este cenário atual, temos os Objetos de Aprendizagem ou LO (learning object), que são ferramentas, digitais ou não, que podem ser utilizadas, reutilizadas e referenciadas durante o processo de aprendizado com suporte tecnológico, ou seja, um ambiente de aprendizagem interativa. O uso de objetos de aprendizagem dar-se-á pela busca de informações exteriores, o aluno não precisa, necessariamente, conhecer o todo conteúdo do objeto para saber se este lhe será útil.

Os objetos de aprendizagem permitem uma grande flexibilidade, através da fragmentação de conteúdo, e que podem transformar para melhor a forma de ensino-aprendizagem em sala de aula, pois a tecnologia já possui boas iniciativas nessa área em diversas escolas e universidades do Brasil e do mundo com resultados promissores, e pode ser utilizado de várias formas, mostrando-se como uma alternativa dinâmica e muito interessante,  permitindo a facilidade na atualização de conteúdo e estreitando ainda mais a relação entre professor e alunos.

APLICAÇÃO PRÁTICA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Com a disponibilidade da tecnologia atual, o desenvolvimento de objetos de aprendizagem permite a aplicação de interatividade e recursos multimídia, tais como as ferramentas de criação Microsoft PowerPoint, Open Office Impress, Macromedia Flash MX e Hot Potatoes.  A principal vantagem é que este tipo de material pode facilmente ser atualizado, corrigido e disponibilizado, além de que o aprendizado torna-se mais eficiente com esse tipo de recurso, por causa da variedade de conteúdos permitida (texto, vídeo, audio, animação, imagem etc). 
No contexto de aplicação prática de objetos de aprendizagem, temos o seguinte exemplo desenvolvido para atender uma determinada necessidade da disciplina de Física, assim avaliada pelo professor e disponibilizado pelo NOA – Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem da Universidade Federal da Paraíba. O NOA-UFPB tem como objetivo a apresentação e  disponibilidade de inúmeros objetos de aprendizagem (OA) divididos em vários tópicos: Cinemática, Dinâmica, Conservação da Energia, Conservação do Momento Linear e Angular, Hidrostática, Termodinâmica, Ondas, Eletromagnetismo e Física  Moderna. Além dos OA na área da Física, o NOA também produz OA em áreas diferentes, como são os casos dos OA Geometria e Morfossintaxe. 
Há ainda outros repositórios existentes e que possibilitam além do acesso ao conteúdo, quanto a uso e publicação de novos objetos de aprendizagem, segue:

Nenhum comentário:

Postar um comentário