A parte mais visível do hardware é o gabinete.
Encontram-se no gabinete:
• Unidade Central de Processamento (UCP) que contém os circuitos que manipulam os dados e os que coordenam as atividades da máquina.
• Todos os controles para a conexão de outros equipamentos (chamados de periféricos).
• Os periféricos são normalmente ligados ao gabinete através de fios (cabos), porém devido à tecnologia wireless (sem fio) muitos deles agora podem ser conectados sem necessidade de cabos.
Os elementos do hardware podem ser agrupados em 4 grupos:
- Entrada de dados: texto, código, movimento, etc.
- Processamento de dados: processar atividades.
- Saída de dados: visualizar, imprimir e projetar os dados.
- Memória : armazenam dados.
Permite a comunicação do usuário com o computador.

2. DISPOSITIVOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS
UCP ou CPU (processador): sigla que, em português, significa Unidade Central de Processamento, ele executa as atividades de cálculo e processamento de dados.
A CPU divide-se em:
» Unidade de Controle: Controla o fluxo de instruções;
» Unidade Aritmética e Lógica: Responsável pelas operações sobre os dados.
Conjunto de dispositivos que armazenam informações através de bits. Ela divide-se em:
» Memória Principal: é a parte do computador onde programas e dados são armazenados para processamento. A informação permanece na memória principal apenas enquanto for necessário para seu emprego pela UCP, sendo então a área de Memória Principal ocupada pela informação pode ser liberada para ser posteriormente sobregravada por outra informação. Quem controla a utilização da memória principal é o Sistema Operacional.;
» Memória Secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays, disquetes e fitas magnéticas.
Estes dispositivos servem para visualizar, imprimir e projetar os dados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário