Tradutor

sexta-feira, 29 de junho de 2012

COMPONENTES DA INFORMÁTICA

O Computador e Seus Componentes

Olá turma!!!!
Sejam bem-vindos ao estudo sobre o computador e seus componentes.
O conhecimento sobre a operação de computadores torna-se cada dia mais imprescindível na vida profissional e pessoal.
Vamos estudar a partir de agora os componentes importantes do computador. Também iremos  identificar  situações que demandam a utilização de Tecnologia de Informação nas organizações.

Introdução

Antes de apresentar os conceitos básicos do computador, assista o vídeo abaixo, para entender como esta máquina poderosa funciona por dentro.


O computador é dividido basicamente em duas partes:

(1) HARDWARE: parte física, é a parte palpável, o equipamento em si.


(2) SOFTWARE: parte lógica, são os conjuntos de comandos que fazem as máquinas funcionarem.


SOFTWARE

 

Software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Em outras palavras, são os programas instalados no computador e que o fazem funcionar.

Ele pode ser dividido em 03 categorias:

  • Software de Sistema:  Dá ao usuário interfaces de alto nível e ferramentas que permitem a manutenção do sistema. Exemplo: Sistemas Operacionais (Linux, Windows, Drivers).

  • Software de Programação: O conjunto de ferramentas que permitem ao programador esenvolver programas de
    computador usando diferentes alternativas e linguagens de programação, de forma prática. Exemplo: Linguagens de Programação, Compiladores, Interpretadores.

  • Software Aplicativo: Permite aos usuários executar uma ou mais tarefas específicas, em qualquer campo de atividade que pode ser automatizado especialmente no campo dos negócios. Exemplo: Sistemas de automação, Softwares educativos, Softwares para Escritórios/Gestão.

 

MAPA CONCEITUAL SOBRE OS CONCEITOS BÁSICOS DOS COMPONENTES DO COMPUTADOR

Mapa Conceitual - Fundamentos de Informática

 

Bom, agora que concluímos os conceitos básicos referente aos componentes do computador, a próxima postagem será um exercício avaliativo sobre o assunto abordado.

HARDWARE

 
A parte mais visível do hardware é o gabinete.
Encontram-se no gabinete:
Unidade Central de Processamento (UCP) que contém os circuitos que manipulam os dados e os que coordenam as atividades da máquina.
• Todos os controles para a conexão de outros equipamentos (chamados de periféricos).
• Os periféricos são normalmente ligados ao gabinete através de fios (cabos), porém devido à tecnologia wireless (sem fio) muitos deles agora podem ser conectados sem necessidade de cabos.
Os elementos do hardware podem ser agrupados em 4 grupos:
  1. Entrada de dados: texto, código, movimento, etc.
  2. Processamento de dados: processar atividades.
  3. Saída de dados: visualizar, imprimir e projetar os dados.
  4. Memória : armazenam dados.
1. DISPOSITIVOS DE ENTRADA DE DADOS
Permite a comunicação do usuário com o computador.
 
2. DISPOSITIVOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS
UCP ou CPU (processador): sigla que, em português, significa Unidade Central de Processamento, ele executa as atividades  de cálculo e processamento de dados.
A CPU divide-se em:
» Unidade de Controle: Controla o fluxo de instruções;
» Unidade Aritmética e Lógica: Responsável pelas operações sobre os dados.
3. MEMÓRIA
Conjunto de dispositivos que armazenam informações através de bits. Ela divide-se em:
» Memória Principal: é a parte do computador onde programas e dados são armazenados para processamento. A informação permanece na memória principal apenas enquanto for necessário para seu emprego pela UCP, sendo então a área de Memória Principal ocupada pela informação pode ser liberada para ser posteriormente sobregravada por outra informação. Quem controla a utilização da memória principal é o Sistema Operacional.;
» Memória Secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays, disquetes e fitas magnéticas.
4. DISPOSITIVOS DE SAÍDA DE DADOS
Estes dispositivos servem para visualizar, imprimir e projetar os dados.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PLANO DE AULA

Com esta aula, o aluno aprenderá os principais conceitos e recursos de um computador, adquirindo assim  a capacidade e o conhecimento para identificar hardwares e softwares que compõe o sistema computacional, e como usá-los de forma efetiva e eficaz nas atividades relacionadas.

Tema:
COMPONENTES DA INFORMÁTICA

Objetivos Específicos da Atividade:
Apresentar os principais conceitos e recursos de um computador. 

Conhecimentos Prévios:
Conhecer conceitos básicos de internet e navegadores em geral.

Metodologia:
Aula teóricas e práticas, com auxílio de imagens e vídeos.

Recursos Didáticos:
Utilização de laboratório de  informática, que possua computadores com acesso a internet.

Procedimentos Avaliativos:
Trabalho de Pesquisa; Questionário.

DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA


Componente Curricular: 
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Objetivo Geral: 
Conhecer as características da informática na educação e seus componentes, utilizando-a como recurso de ensino-aprendizagem, explorando suas linguagens através do uso de softwares, mapas conceituais, resolução de problemas, uso de objetos de aprendizagem, sites e blogs educativos nas diversas áreas de ensino de ciências.

Ementa: 
Introdução a Informática na Educação; Componentes da informática; Softwares aplicativos; Mapas Conceituais; Sites e blogs educativos; Objetos de Aprendizagem – projeto final.