Tradutor

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Infográfico: como elaborar?

Em minha busca com a finalidade de tornar as aulas das disciplinas da área de informáticas mais atraentes e menos tediosas... Eu encontrei um post no site TechMundo que ensina a criar infográficos...

Daí já sabem, com certeza vou aplicar nas minhas aulas e incentivar a criatividade  dos meus alunos.



Segue o link: Como criar infográficos em poucos passos.


MAPA CONCEITUAL


A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ‘ancoragem’ em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído.

O software CMAPTOOLS trabalha com a montagem do mapa conceitual, espécie de organograma de idéias com um conjunto de substantivos inter-relacionados. Os grandes conceitos aparecem dentrAo de caixas — que podem ser linkadas com imagens ou outros mapas — enquanto as relações entre eles são feitas por frases e verbos de ligação.

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.